PARIS – Ousmane Dembélé foi eleito o Bola de Ouro 2025. Em premiação realizada na tarde desta segunda-feira (22), o jogador do PSG desbancou o espanhol Lamine Yamal e ficou com o prêmio realizado anualmente há 69 edições pela revista France Football.
Principal destaque da temporada vitoriosa do Paris Saint-Germain, Ousmane Dembélé, de 28 anos, leva a Bola de Ouro pela primeira vez. O francês marcou 37 gols e distribuiu 16 assistências. Os números impressionantes do atacante foram decisivos para que ele superasse a concorrência de jovens talentos como Lamine Yamal, do Barcelona.
PSG domina a premiação
O Paris Saint-Germain, da França, venceu o prêmio de “clube masculino do ano” na Bola de Ouro 2025. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (22), em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris. A conquista dupla – melhor jogador e melhor clube – marca uma temporada histórica para o time parisiense.
Brasileiros ficam de fora do pódio
Ao contrário dos últimos anos, Vinicius Jr. acabou ficando na 16ª colocação, longe do segundo lugar alcançado no ano passado. Porém, Raphinha, do Barcelona, permanece entre os favoritos, ao lado de Dembélé e Lamine Yamal.
A ausência de brasileiros no topo da classificação marca uma quebra na sequência de boas colocações do futebol nacional nos últimos anos. Vinicius Jr., que havia sido vice-campeão em 2024, perdeu força após uma temporada menos brilhante no Real Madrid.
Uma vitória construída ao longo da temporada
A conquista de Dembélé representa o reconhecimento de uma temporada excepcional, na qual o francês foi peça fundamental no sucesso do PSG tanto no cenário nacional quanto internacional. Seus 37 gols e 16 assistências fizeram dele um dos jogadores mais decisivos da Europa.
O maior vencedor da história é o argentino Lionel Messi, que levou a Bola de Ouro oito vezes: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023. Com sua primeira conquista, Dembélé se junta ao seleto grupo de franceses vencedores do prêmio, que inclui nomes como Zinédine Zidane, Michel Platini e, mais recentemente, Karim Benzema.
A cerimônia desta segunda-feira encerra mais um capítulo da história da Bola de Ouro, consolidando Dembélé como o melhor jogador do mundo na temporada 2024/25.

